Aos 70 anos, o ex-presidente do São Paulo F.C., que comandou o tricolor entre 2002 e 2006, faleceu na noite desse sábado.
domingo, 30 de novembro de 2008
Morre Marcelo Portugal Gouvêa
Aos 70 anos, o ex-presidente do São Paulo F.C., que comandou o tricolor entre 2002 e 2006, faleceu na noite desse sábado.
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Simon não errou!
Ainda não consegui incorporar o vídeo ao site, por isso assistam ao vídeo por aqui.
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
O torneio mais importante do mundo
Classificados:
Barcelona, Atlético de Madrid, Liverpool, Manchester United, Villareal, Bayern de Munich, Lyon, Arsenal, Porto, Juventus e Real Madrid.
Próximos das vagas restantes:
Roma, Chelsea, Inter de Milão, Panathinaikos e Sporting de Lisboa.
Imaginem o que vem pela frente...
Jogando um futebol horrível, o Chelsea tem que agradecer por não ter saído da França com uma derrota, pois era isso que merecia. Anelka (recordista de impedimentos), Ballack, Lampard (o mais lúcido), Joe Cole e Cia protagonizaram um festival de erros e pontapés. Se o árbitro fosse criterioso, colocaria uns dois pra fora, além do próprio Lampard que foi expulso. Agora o time londrino precisa apenas vencer o fraco Cluj da Bélgica, jogando em casa, para se classificar.
Sporting 2 X 5 Barcelona
Um jogo fantástico. Primeiro o Barcelona massacrou os donos da casa, abrindo um 3 a 0. Quando tudo parecia definido, o Sporting descontou duas vezes. E quando o empate parecia próximo, os catalães partiram ao ataque e guardaram mais dois na caixa portuguesa. O time contou com noite inspirada de Messi e Henry e é apontado como um dos favoritos para a conquista, dois anos após vencê-la.
Divulgados os concorrentes a craque do Brasileirão 2008
Craque do Brasileiro
Alex (Internacional)
Hernanes (São Paulo)
Kléber Pereira (Santos)
Goleiro
Marcos (Palmeiras)
Rogério Ceni (São Paulo)
Victor (Grêmio)
Lateral-direito
Élder Granja (Palmeiras)
Léo Moura (Flamengo)
Vítor (Goiás)
Zagueiro pelo lado direito
André Dias (São Paulo)
Fábio Luciano (Flamengo)
Thiago Silva (Fluminense)
Zagueiro pelo lado esquerdo
Miranda (São Paulo)
Réver (Grêmio)
Ronaldo Angelim (Flamengo)
Lateral-esquerdo
Juan (Flamengo)
Leandro (Palmeiras)
Kléber (Santos)
Volante pelo lado direito
Hernanes (São Paulo)
Pierre (Palmeiras)
Rafael Carioca (Grêmio)
Volante pelo lado esquerdo
Diguinho (Botafogo)
Guiñazu (Internacional)
Ramires (Cruzeiro)
Meia-direita
Diego Souza (Palmeiras)
Ibson (Flamengo)
Tcheco (Grêmio)
Meia-esquerda
Alex (Internacional)
Lucio Flavio (Botafogo)
Wagner (Cruzeiro)
Primeiro atacante
Guilherme (Cruzeiro)
Keirrisson (Coritiba)
Kléber Pereira (Santos)
Segundo atacante
Alex Mineiro (Palmeiras)
Kléber (Palmeiras)
Nilmar (Internacional)
Técnico
Celso Roth (Grêmio)
Muricy Ramalho (São Paulo)
Vanderlei Luxemburgo (Palmeiras)
Árbitro
Carlos Eugênio Simon (RS)
Leandro Vuaden (RS)
Leonardo Gaciba (RS)
Revelação
Jean (São Paulo)
Keirrison (Coritiba)
Marquinhos (Vitória)
Craque da Galera
Juan (Flamengo)
Hernanes (São Paulo)
Thiago Silva (Fluminense)
Outro jogador que não sei porquê está na lista é Ronaldo Angelim (Flamengo). Pereira (Grêmio) fez um campeonato muito melhor. Não só o zagueiro do Grêmio, mas índio (Internacional), Gustavo (Palmeiras) e Henrique (Goiás).
Quanto aos craques. Alex do Internacional fez um ótimo primeiro semestre. Jogou muito no gauchão. No brasileirão não jogou bem em quase todas as partidas -principalmente as fora de casa - suas boas partidas no segundo semestre foram disputadas pela Copa Sulamerica. Acredito que teve gente jogando muito mais que ele no Brasileirão ( Tcheco - antes das últimas rodadas, Jorge Wagner, Diego Souza e Kléber, por exemplo - ). Hernanes fez um ótimo campeonato e merece estar entre os indicados. Kléber Pereira jogou muito bem na Vila Belmiro. Fora da casa do Santos marcou apenas um gol. Sua indicação me pareceu mais uma "obrigação", pois ele marcou muitos gols.
Os atacantes. Nilmar foi tão sazonal no campeonato quanto os outros , mas a indicação é válida. Talvez Iarley devesse ganhar espaço. Mas ele teve apenas um bom momento: o primeiro turno.
A escolha dos árbitros foi mais do que correta. Ninguém nesse campeonato foi melhor que os três indicados. A confirmação disso foi a escalação desses profissionais em jogos dos adversários do Grêmio, nas últimas rodadas do campeonato.
Por fim, o craque da galera. Não sei qual o critério dessa escolha. Talvez alguma enquete no site da CBF. Acho o quesito estranho, mas fazer o quê.
Internacional quase campeón
Não foi fácil. Apesar do clima amistoso dos dirigentes e da torcida argentina - quq querem irar a imagem de clube de "mariginais" do Estudiantes - o Internacional de Porto Alegre conseguiu um ótimo resultado no primeiro jogo das finais. O 1 a 0 traz muita tranqüilidade para o jogo da volta, no Beira Rio, onde o Inter pode ser campeón mesmo sem vencer, apenas empatando.
O início da partida parecia complicado para os visitantes. Até os 15 minutos o Estudiantes tinha total posso de bola. É verdade que não conseguia lances de perigo, mas controlava o jogo. Quando o inter começou a crescer no jogo perdeu seu melhor volante, o argentino Guiñazu. O volante foi expulso após duas jogadas para cartão amarelo (que nem foram tao duras assim, para os padrões de um árbitro estrangeiro), nas quais foi advertido.
Depois da expulsão o Internacional ficou desnorteado. O Estudiantes dominou o jogo, porém, ainda não conseguia lances de gol. Após o erro na saída de bola do time da casa, D'alessandro lançou Nilmar que sofreu Penalti. O internacional fazia 1 a zero. Resultado que praticamente garante um Beira Rio lotado para a festa do título.
A vitória do Inter mostrou como o time se acertou e, de fato, é uma equipe madura que tem três grandes jogadores de ataque. Falo de Nilmar, Alex e D'alessandro.
Depois disso o jogo teve a seguinte formatação: Estudiantes com a bola e fazendo cruzamentos - inúteis - para a área. Os fracos atacantes do time argentino Salgueiro e Botelli não tiveram chances contra a zaga do Internacional. Falando no time gaúcho, o inter tentou explorar os contra ataques, mas não conseguiu. Nilmar foi muito perigoso por sua velocidade, mas não conseguiu marcar mais gols. A eficiencia foi que o Estudiantes ficou acuado com as investidas (ou tentativas ) do inter e não acertou a marcação. No Beira Rio o jogo será duro para os argentinos. O inter deve ganhar, a menos que suba no salto alto. O que parece que tem acontecido com Alex, na entrevista ao blogueiro do Terra Magazine Luciano Borges.
Só para constar, Nilmar foi o melhor em campo e Verón foi o mais lúcido do time argentino.
Foto: Assessoria Internacional
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Promessas mal feitas
"Andrés inflamou os presentes ao listar os jogadores que pretende contratar para a temporada 2009. Ele citou o atacante Kléber e o meia Martinez, que estão no Palmeiras, o centroavante Kleber Pereira, do Santos, o volante Túlio, do Botafogo, o laterla/meia Jorge Wagner, do São Paulo, o meia Tcheco, do Grêmio, o meia Lucio Flávio, também do Botafogo, e, principalmente, o atacante Ronaldo, atualmente sem clube.
A diretoria do Corinthians está disposta a pagar cerca de R$ 200 mil mensais para ter Ronaldo com sua camisa 9 na próxima temporada. Essa foi a proposta que o presidente Andrés Sanchez fez a seu empresário, Fabiano Farah, em jantar no Rio de Janeiro há quase duas semanas.
O valor, porém, seria um terço do que ele receberia no Parque São Jorge. O restante de seus vencimentos seria quitado pela Nike e também com o dinheiro de patrocinadores que, neste momento, são procurados pelo departamento de marketing."
Fonte: Lance!
Parece que toda a seriedade de 2008 está indo embora do Corinthians. Dos nomes veiculados, Martinez, Lucio Flavio, Tulio e Tcheco fazem parte da realidade. Kleber Pereira custa caro (salário), Jorge Wagner tem mais dois anos de contrato e Kleber tem alto valor de passe (só se viesse por empréstimo). Ronaldo fenômeno lotaria os cofres alvinegros com marketing, porém despertaria uma ciumera geral no elenco 'realidade' corintiano. Com o risco de não atuar bem. Será que a vale a pena tais esforços?
O São Paulo está melhor sem Adriano, como o próprio Timão ficou sem Carlos Alberto e Roger.
Com o bom senso de Mano Menezes, que não se iludiu com os nomes, o correto é buscar jogadores como Douglas, André Santos e Chicão para reforçar um elenco que já tem uma boa base, mas que carece de peças de reposição para que não aconteça o mesmo de Cruzeiro e Grêmio: bons times com apenas 11.
O São Paulo é o campeão brasileiro de 2008 – Jorge Wágner 2 X 1 Vasco
Por mais que eu não apontasse o tricolor paulista como favorito, eu sabia que o Grêmio não agüentaria o rojão. Repito: em um campeonato nivelado por baixo, o São Paulo viu o título cair em seu colo por incompetência de seus adversários. Apesar da defesa mais do que sólida que não permite que o time paulista sofra derrotas há tantos jogos, a equipe não apresenta um futebol vistoso, digno de um campeão (como nos anos anteriores).
Dá para fazer uma análise pelo jogo de ontem. O São Paulo fez dois gols de bola parada. Não criou tantas chances. Mas foi competente e contou com a velha sorte de campeão. O Vasco tem um time medonho, mas correu muito e perdeu muitas chances de gols (as mais claras com Leandro Amaral e Edmundo). Rogério Ceni ainda fechou a meta em uma tarde em que a zaga não estava tão segura. Para mim, o resultado mais justo seria um empate, o que não mudaria em nada a disputa pelo título.
O Grêmio levou um baile porque tem um time fraco e era certo que não chegaria ao título. O São Paulo só não comemorará o título contra o Fluminense se não vencer a partida, e ainda assim, existe a possibilidade do Ipatinga vencer o Grêmio.
Mas a tal da mala branca é a única explicação para um Vitória que nada aspira na competição virar um jogo em que apenas cumpre tabela.
Agora fica um recadinho às corneteiras: critiquem Hugo (artilheiro dos momentos mais importantes), J. Wágner (que levou o time nas costas praticamente em todo o campeonato com suas assistências e gols) e Muricy Ramalho (que teve a cabeça exigida pela torcida, mas agora será o segundo treinador na história a ser tricampeão brasileiro em três anos).
Fruto de uma diretoria competente, que planeja o time para ser o mais regular, quesito indiscutível para um campeonato de pontos corridos, que sempre foi o forte da equipe do Morumbi.
Comissão de Arbitragem da CBF é como um juíz caseiro
Vamos partir do princípio que foi penalti em Diego Tardelli - e não estou dizendo que foi ou não - apenas vamos considerar que foi falta no jogador. Desta forma Simon teria errado e prejudicado o Flamengo. Essa é uma situação do jogo. Os estranho é a punição aplicada ao árbitro. A Comissão de Arbitragem da CBF é muito incoerente. Ao longo de todo o campeonato ocorreram erros incriveis da arbitragem. Resultados de partidas foram comprometidos, basta ver a "tabela alternativa", criada pelo globo esporte, sem os supostos erros. Essa entidade da CBF, que deveria preservar seus afiliados, os punir quando necessário ( e de forma coerente) e garantir seriedade no campeonato, se mostra mais influenciável que um juiz caseiro.
Me recordo de algumas punições em 2008. Vamos a elas: no inicio do Brasileirão alguns juizes tomaram gancho por desrespeitarem a "nova" norma da CBF - "apresentar cartão amarelo para o jogador que pedir punição de cartão para o adversário". Nesse momento parecia que a coissão seria mais rigorosa. O árbitro Leandro Vuaden foi punido recentemente por erros (considerados graves) no jogo entre Vitória e Fluminense, que terminou empatado em 2 a 2. Agora é a vez de Carlos Simon. O gaúcho vai apitar a série B porque deixou de marcar um penalti contra o Flamengo.
Eu gostaria de perguntar: foram só esses árbitros que erraram nesse campeonato? O Flamengo chora até agora que perdeu injustamente para o São Paulo e para o próprio Flamengo.
Coerência é uma coisa que passou bem longe da Confederação de arbitragem.
Só uma obs: será que o DVD de Cléber Leit do Flamengo vai ser enviado à FIFA pela mesma empresa que traria para a Gávea os barris de shoop? O dirigente carioca gosta de transferir a culpa....
Foto: fliscorno - Flickr
Foi justa a punição ao árbitro Carlos Eugênio Simon?
Apenas esse àrbitro - e os outros referidos - mereciam as punições?
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Inter de olho em Verón e em Assunção
Se não houverem surpresas, o time do inter será: Lauro, Bolivar, índio, Álvaro e Marcão. Edinho, Guiñazu, Magrão, D'Lessandro, Alex e Nilmar.
Além da decisão - que começa amanhã - o Internacional está de olho na reunião da Conmebol no Paraguai. Ontem foi decidido que o times do Peru estão excluídos das competições internacionais. Assim, temos três novas vagas para a Libertadores da América. O Internacional faz pressão para que uma delas seja destinada ao campeão da Sulamericana. Até agora nada foi decidido, os times que entrarão no lugar dos peruanos serao anunciados somente dia 17 de Dezembro. Isso, claro, se a Federação Peruana e o governo daquele país não se acertarem. Em caso de acerto a FIFA volta atrás na sua decisão.
Veja entrevista com Alex e Guiñazu projetando o jogo:
Vídeo: Assessoria Internacional
Sem atacantes não se ganha
É verdade que um time de futebol não se faz apenas com centroavante. Um time nem começa por esse jogador - começa por um goleiro, e bom. Porém uma equipe de futebol vencedora termina com o centroavante, o goleador. O Grêmio passou o campeonato atrás desse jogador. De todos entre Marcel, Perea, Moráles e Reinaldo o que mais chegou perto de atngir as expectativas foi Reinaldo. O problema dele foram as lesões.
Segundo atacante também foi coisa rara no estádio Olímpico. Ninguém correspondeu. Perea, Soares e André Luis foram mais apagados que lampião em baixo d'àgua.
O sintoma disso pode ser visto nas últimas rodadas. Os gols do grêmio contra Palmeiras, Coritiba e Vitória foram, ou dos meias ou de "chiripa" em desvios na zaga. Sem atacantes não tem como ser campeão brasileiro.
Foto: Natasha Lopes - Flickr
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Parabéns, Muricy Ramalho!
Para boa parte da imprensa, Muricy já estava desgastado com o elenco e diretoria. Afinal, três anos ininterruptos anos num clube de ponta como o São Paulo F. C. não é pra qualquer um.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Brasil x Portugal na Radiofam
São Januário e seus percaucios
A confiança acabou
Quem diria que o forte elenco do Palmeiras, apontado por muitos (inclusive por mim) como o favorito a tudo este ano, chegaria em um final de temporada em uma decadência tão grande. Um dos melhores técnicos do país agredido pela torcida organizada, muros pichados e um time que assume a liderança e que, hoje está lutando pra não perder a vaga na Libertadores-2009. Assim 2008 vai terminando.
Luxemburgo perdeu as rédeas da equipe com o racha, polêmicas como a do goleiro Marcos (2 vezes) e principalmente, não acompanhando o grupo que foi eliminado na Argentina na Copa Sulamericana.
Ter um time rachado nas mãos, é como não o ter. Perder a confiança do grupo, como disse Muricy no domingo (Mesa Redonda – TV Gazeta), é estar fora.
O jogo contra o Flamengo veio apenas para constatar o que está na cara há semanas. O Palmeiras está sem foco, sem ânimo, sem nada. Kléber era o único lúcido. Para piorar os jogadores ainda estavam assustados com as agressões ao comandante no aeroporto. Não dá para esquecer que o Flamengo jogou muita bola mesmo, em tarde de Ibson e Kleberson, mas a equipe paulista foi fria, apática e se não abrir o olho, disputará a Copa do Brasil no ano que vem.
Confiança joga sim
Um time como o Ipantiga não chegará ao título com confiança, mas para equipes que estão na disputa, faz toda a diferença. Enquanto o São Paulo discursou que ficaria só com vaga na Libertadores, foi mal. Após a injeção de ânimo com as derrotas rivais, o time tornou-se temido e confiante, fator decisivo nas últimas partidas. Com o Palmeiras, aconteceu o contrário: a equipe vinha bem, mas com a desmotivação e a perda de confiança, a mesma equipe que vencia com reservas e titulares, hoje não vence ninguém.
A confiança é tão importante no futebol, que para o Corinthians, Mano Menezes sabe que tem que terminar o ano com vitórias e iniciar o Paulistão-2009 com outras mais, e uma vitória em clássico então, nem se fala...
Wanderley Luxemburgo entregou um título que estava de bandeja para o Palmeiras, que seria campeão após 14 anos na fila do nacional.
Se fosse o São Paulo do ano passado...
É verdade, meus amigos que o campeonato está acirrado e emocionante, mas pensem bem: esta equipe que foi desacreditada por muitos (inclusive por mim e meu amigo Neco), que chegou a estar 12 pontos atrás do líder Grêmio chegou à liderança com um futebol meia boca, que poucos empolgou, muitos criticaram, mas que esta aí, prestes a ser campeã mais uma vez. Méritos de uma defesa sólida, que quando recomposta ajudou o time nessa jornada de recuperação de 15 jogos sem derrota. Hoje, não existe mais futebol vistoso e sim, competente. Assim vem o São Paulo, Grêmio, Flamengo, Cruzeiro.
Se fosse a equipe tricolor do ano passado, estaria com uns 15 pontos de vantagem sobre este mesmo Grêmio. Provas de um nivelamento por baixo, que marca a mais disputada edição do campeonato brasileiro por pontos corridos (justo, mas sem graça).
Ronaldinho Gaúcho está voltando
Já é dia de dar presente?
Para quem viu o jogo Hull City x Manchester City sabe do que estou falando. Dos quatro gols que teve o jogo, três foram praticamente "presentes" da zaga adversária. Provando uma coisa que eu já sabia, o MC gastou tanto em ataque, que esqueceu da defesa. E contratou tanta estrela, em tão pouco temp, que o time não tem toque de bola. Já o HC é Giovanni é mais dez. É um daqueles times que não tem estrela, mas funcionam, embora não tenham tanta qualidade. No jogo das surpresas desse campeonato (MC - decepção | HC - começou bem) terminou empatado.
O Arsenal mostrou que é um time que sua torcida não pode confiar. Semana passada, ganha do atual campeão europeu Manchester United e na semana seguinte perde em casa para o Aston Villa. Sem querer menosprezar o time do Villa que está logo atrás do Arsenal, em quinto, com o mesmo número de pontos. Mas um time como o Arsenal não pode perder jogos assim.
Fora isso, a normalidade de sempre na terra dos Beatles. Chelsea goleia e continua na liderança. United goleia o fraco Stoke City e o Liverpool ganha e continua na cola do Chelsea.
Tabela em:http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/ingles/2009/classificacao.jhtm
Jogos em:http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/ingles/2009/jog_nov.jhtm
Opinião do leitor: O que você está achando do Robinho?
Portaluppi pode dar mais um título ao Grêmio
Esse é o pensamento de todos os torcedores do tricolor gaúcho. Todos acreditam que a partida entre São Paulo e Vasco, em São Januário, é a curva onde o time paulista vai bailar. "O título passa esse jogo", dizem os torcedores. A torcida do Grêmio está torcendo, novamente, por Renato Gaúcho.
Sinceramente, não acredito que o São Paulo irá perder algum dos três jogos que restam para o final do brasileirão. Acredito sim em tropeços e, o mais provável, pode ser contra o desesperado Vasco da Gama.
O Grêmio trabalha com a hipótese de que precisar vencer todas as partidas para ser campeão. Contando, claro, com ao menos um tropeço paulista.
No próximo final de semana o Vasco vai receber o reforço da torcida do Grêmio. A dúvida é se os tricolores vao torcer para o Internacional. Isso mesmo. O inter pega o Fluminense, caso o time gaúcho vença deixará o tricolor das laranjeiras na obrigação de ganhar a próxima partida, na penúltima rodada do campeonato. O Fluminense jogará com o São Paulo, no Morumbi.
O final do Brasileirão promete.
Só um PS: Flamengo vai pegar Libertadores, se pegar.
domingo, 16 de novembro de 2008
Na reta final do Brasileirão, torcida do São Paulo promete lotar o Morumbi
Todos sabem que ir ao estádio e apoiar seu time incondocionalmente não tem preço. A torcida são-paulina tem comparecido nas ultimas rodadas, lotando quase que por inteiro os anéis superiores do Morumbi.
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
A Seleção vai jogar!
Finalmente!
Após sete edições, parece que a sulamericana motivará os clubes brasileiros. O Internacional, que jogou a toalha no brasileirão para chegar a uma das vagas para a Libertadores, ganhou novo fôlego.
A Conmebol deve anunciar no próximo dia 25, uma alteração no formato da Libertadores. O campeão, não garante vaga para a próxima edição: para tal, precisa vencer a Recopa, final que reúne os campeões das duas competições da América do Sul.
Acho inteligente essa idéia, pois além de valorizar a Sulamericana, um torneio que nem dinheiro mais tanto dá, valoriza também a Recopa, torneio que ninguém via com tanto interesse.
Com isso, o Internacional, que fez um grande resultado ontem contra o Chivas (0X2 em Guadalajara) pela semi-final da Sulamericana, fica muito próximo de disputar a Libertadores no ano de seu centenário. A equipe gaúcha terá que ser campeã, e vencer a LDU na Recopa.
Jogo duro
A equipe do Corinthians passou pelo Juventude em Caxias do Sul, mas não teve moleza. Pude sentir uma rivalidade desde o início do jogo, talvez causada por uma entrada de Dentinho no primeiro turno, que ocasionou uma grave lesão no jogador Renan.
O time de Mano Menezes entrou melhor em campo, sofrendo muitas faltas e encontrou o gol com menos de 10 minutos, em uma linda tabela de Dentinho e Morais, coroando com gol o ex-jogador vascaíno, que na minha opinião, foi o melhor em campo.
O Juventude, precisando da vitória para continuar na briga pela última vaga de acesso (para mim o Santo André também já subiu), foi para cima da equipe paulista, mas sem muita objetividade. No segundo tempo, após uma falha de marcação da zaga alvinegra, o time gaúcho chegou ao gol de empate e quando parecia que viraria o jogo, Morais sofreu uma falta na intermediária. André Santos rolou, o volante Cristian bateu e o goleirão aceitou. Foi aquela bola difícil pra qualquer goleiro, que pinga um pouco antes de chegar. Final de um jogo catimbado: Juventude 1 X 2 Corinthians.
A equipe paulista mostrou competência e seriedade, mesmo cumprindo tabela. Mano Menezes prometeu que o clube iria com a mesma pegada até o fim, pois no fundo ele sabe o quão importante é fechar o ano em boa fase, sem nenhuma desconfiança nesse elenco. Vem aí férias antecipadas, e assim, o Corinthians voltará antes das demais equipes, o que poderá representar alguma vantagem em 2009.
Maldito racismo
Mais uma vez. É inacreditável que as pessoas ainda possuem esse sentimento de diferença de raça e ainda o usem para ofender alguém. Futebol é esporte, entretenimento, diversão. Fazer provocações aos jogadores visitantes é uma coisa normal, mas ofender é muito sério e esses imbecis, podem prejudicar o Juventude, com a perda de mando de campo. Afinal, em que vocês ajudaram o seu time, torcedores? Tenham consciência de o goleiro Felipe só não é igual a vocês, pela mentalidade que vocês carregam. São sujos e desumanos. No restante, posso assegurar que são iguaizinhos.
Série B
A disputa está acirrada. Corinthians e Avaí já garantiram o acesso. O Santo André de Marcelinho Carioca está muito próximo também e a quarta vaga é disputada por cinco equipes: Barueri, Vila Nova (GO), Bragantino, Ponte Preta e Juventude. Palpite: Ponte Preta (o coração fala mais alto).
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Fim da linha?
Pois é meus amigos. O Palmeiras não vive um bom momento nesse brasileirão.
Roda Viva do Brasileirão
Pois é. Um campeonato muito longo, cheio de altos e baixos, quem mantiver a regularidade leva. Não sou fã desta fórmula (ainda prefiro a emoção do mata-mata), mas que ela premia o time que foi mais regular, isso é incontestável. A fórmula é justa, mas imaginem jogos de mata-mata com os oito primeiros colocados:
São Paulo X Botafogo
Grêmio X Coritiba
Cruzeiro X Internacional
Palmeiras X Flamengo
Mas isso é um sonho. A realidade também emociona e creio que teremos uma disputa acirrada até o fim, mas nesse momento, acho que o título já está no Morumbi. A última vaga da Libertadores deve ser disputada por Cruzeiro e Flamengo.
STJD determinante:
Suspensão de jogadores, perdas de mando de campo. Dessa forma, equipes estão ficando pelo caminho, outras se beneficiando. É justo que a tecnologia interfira na magia do futebol? Se um juiz não pune, o tribunal também não, um recurso irá punir e tirar um Diego Souza justo do jogo contra o Grêmio? Se a torcida cruzeirense arrumou confusão, é a do Goiás que será punida e a do São Paulo beneficiada? O futebol tem que ser vencido sempre dentro de campo. Se for pra tecnologia interferir, coloquem um monitor ao lado do campo para rever os pênaltis não dados, os impedimentos mal marcados e as participações ou não de jogadores no lance. Não burocratizem o futebol!
Tradição não se compra
Na reta final do Brasileirão, só vejo dois clubes com reais possibilidades de faturar o caneco. São Paulo e Grêmio brigarão, cabeça a cabeça, até o fim.
As duas agremiações merecem o caneco. Os gaúchos por sua regularidade durante quase todo o campeonato, e os paulistas, por sua acensão meteórica na reta do final do sertame.
A tabela do time gaúcho é de fazer rir, de tão fácil. Os pampas tem times despretenciosos pela frente: Coritiba, Vitória, Ipatinga e Atlético-MG. Já o tricolor paulista, encara times desesperados na luta contra o rebaixamento: Figueirense, Vasco, Fluminense e Goiás.
Como disse num dos meus ultimos posts, acredito que a taça, mais uma vez, ficará no estado de São Paulo, ou seja, com o único tri campeão mundial e da Libertadores em terras tupiniquins.
Descartar o Grêmio? Jamais! Tradição não se compra. E isso os dois times tem, e tem muita.
Talvez, estajamos falando dos dois times mais tradicionais do país.
É, no fim das contas, camisa pesa mesmo.
Saudações futebolísticas à todos!
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Campeonato Inglês - 12º Rodada
O Hull City, surpresa do campeonato, perdeu um jogo que se realmente fosse fazer alguma coisa nesse campeonato, teria que ter vencido. Jogando em casa, com um time na zona de rebaixamento, não podia perder. Ainda mais sendo o Hull City, um time desconhecido, que agora pode ser conhecido, mas como cavalo paraguaio, ou "Paraguayan Horse".
A minha maior decepção deste campeonato, é mesmo o Man. City. Décimo terceiro lugar, com treze pontos, derrota para o Tottenham em casa. Um time de galacticos e galacticos que eu gosto (Robinho e Jô), eu esperava mais desse time. "Deception".
Por enquanto é só isso. Eu acabei de começar a comentar o campeonato inglês. O fim de semana foi corrido e não deu pra acompanhar os jogos mas semana que vem, vou fazer uma cobertura completa da rodada do inglês. Abraços a todos.
Palpite do Leitor: Quem você acha que será o campeão do inglês?
domingo, 9 de novembro de 2008
Grêmio com cara de Grêmio
A torcida do Grêmio tem uma máxima, quase um mantra: "ser gremista é f*...". A expressão foi criada em virtude das dificuldades que o tricolor gaúcho enfrenta para vencer seus títulos. Todos os jogos de final de campeonato são dramáticos. É muito difícil o Grêmio conquistar alguma coisa com tranquilidade.
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Boleador no ar!
Se você já lê tudo sobre esporte nas linhas do Boleador, agora pode ouvir também!
Está no AR o podcast do Boleador,toda semana o programa comenta tudo sobre o esporte.
Clique aqui e ouça - Programa de abertura!
Com a participação de Anderson Nascimento, Thiago Kansler e Vinicius Lima.
Boleador, esporte é Aqui!
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Projeção – Título e Rebaixamento
Vitória – V
Empate – E
Derrota – D
Título:
- São Paulo – 9 pontos
Portuguesa – fora – V
Figueirense – casa – V
Vasco – fora – D
Fluminense – casa – V
Goiás – fora – D
- Palmeiras – 10 pontos
Grêmio – casa – V
Flamengo – fora – D
Ipatinga – casa – V
Vitória – fora – E
Botafogo – casa – V
- Grêmio – 10 pontos
Palmeiras – fora – D
Coritiba – casa – V
Vitoria – fora – E
Ipatinga – fora – V
Atlético/MG – casa – V
- Cruzeiro – 10 pontos
Fluminense – casa – E
Náutico – fora – V
Flamengo – casa – V
Internacional – fora – D
Portuguesa – casa – V
- Flamengo – 12 pontos
Botafogo – fora – V
Palmeiras – casa – V
Cruzeiro – fora – D
Goiás – casa – V
Atlético/PR – fora – V
Rebaixamento:
- Santos – 7 pontos
Vasco – fora – D
Internacional – casa – D
Coritiba – fora – V
Atlético/MG – fora – E
Náutico – casa – V
- Náutico – 3 pontos
Coritiba – fora – D
Cruzeiro – casa – D
Figueirense – fora – D
Atlético/PR – casa – V
Santos – fora – D
- Portuguesa – 4 pontos
São Paulo – casa – D
Fluminense – fora – D
Goiás – casa – E
Sport – casa – V
Cruzeiro – fora – D
- Atlético/PR – 1 ponto
Figueirense – fora – D
Vitória – casa – E
Botafogo – fora – D
Náutico – fora – D
Flamengo – casa - D
- Figueirense – 6 pontos
Atlético/PR – casa – V
São Paulo – fora – D
Náutico – casa – V
Botafogo – fora – D
Internacional – casa – D
- Vasco – 10 pontos
Santos – casa – V
Atlético/MG – fora – E
São Paulo – casa – V
Coritiba – fora – D
Vitória – casa – V
- Fluminense – 7 pontos
Cruzeiro – fora – E
Portuguesa – casa – V
Internacional – fora – D
São Paulo – fora – D
Ipatinga – casa – V
- Ipatinga – 1 ponto
Internacional – fora – D
Sport – casa – E
Palmeiras – fora – D
Grêmio – casa – D
Fluminense – fora – D
*************************************************************
Com esses palpites, acredito que após a 38ª rodada, ficaremos da seguinte forma:
Palmeiras – 71 pontos – 21 vitórias
São Paulo – 71 pontos – 20 vitórias
Grêmio – 70 pontos
Flamengo – 69 pontos
Cruzeiro – 68 pontos
Santos – 47 pontos
Vasco – 44 pontos
Fluminense – 41 pontos
Figueirense – 41 pontos
Portuguesa – 40 pontos
Náutico – 39 pontos
Atlético/PR – 36 pontos
Ipatinga – 32 pontos
domingo, 2 de novembro de 2008
Acaso ?
Olá amigos, essa vale comentar para o Boleador.
Uma dúvida padeceu em Interlagos desde as primeiras horas de terça-feira, a chuva vem que horas? Quando? E com que intensidade? As 10h00 já se ouvia de longe o ronco dos motores nas pistas. Os primeiros sinais de um GP começam a surgir. Movimento de equipamentos, caminhões chegando durante a semana, esquema especial para o trânsito. O Brasil se prepara para correr junto do garoto Massa.
De curva em curva, voando baixo a 300Km/h, era esperado o quase possível, talvez, o título de campeão mundial de F1 para o Brasil. Foi uma semana de expectativa, especulações e uma sexta e sábado de agonia. Domingo, 15h00 da tarde, o coração verde-amarelo bate mais rápido no cockpit da Ferrari. É o Massa pronto pra tentar vencer.
Momentos de indecisão, a dúvida da chuva volta a bagunçar o cenário. Trocas de pneu. Põe slick, muda para pneu seco, volta com intermediário! Ufa! 15h10 saem os carros, ainda não para a largada, é a volta de apresentação. 15h12, agora vai! Largada, começam a se colocar nas posições os carros, Massa dispara, David Coutard saí! Abrindo distância o piloto brasileiro começa com vantagem. E por aí fomos, entre mudanças rápidas de posição, paradas nos boxes, mais trocas de pneus e ajustes nos carros.
Ansiosos pelo desfecho da prova, víamos as salas de comando das equipes Ferrari e McLaren mudas, silêncio e apreensão. Últimas voltas! São Pedro responde a todos e manda uma inesperada chuva, agora ninguém sabe o que será. Todos para os boxes para troca de pneus novamente, Massa, tocando firme saí do pit-stop continuando em primeiro, Hamilton é ultrapassado, Vettel ganha na disputa e está em quinto. Faltam duas voltas, Massa está com o título do campeonato nas mãos, só a linha e cinco posições confirmadas que o separam da conquista. Mas, no meio do caminho, tínhamos Glock. Por uma fatalidade, pane ou chuva, o Alemão na última volta, chegando para bandeirada, reduz. O carro caí 20 segundos de seu próprio tempo. Hamilton passa, sem trabalho. Massa perde para o acaso, não de seu carro, mas para o do quarto colocado. Dúvidas respondidas, só uma coisa foi triste. Tivemos o título por um minuto nas mãos.
Abraço e até a próxima temporada.