quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O São Paulo é o campeão brasileiro de 2008 – Jorge Wágner 2 X 1 Vasco



Por mais que eu não apontasse o tricolor paulista como favorito, eu sabia que o Grêmio não agüentaria o rojão. Repito: em um campeonato nivelado por baixo, o São Paulo viu o título cair em seu colo por incompetência de seus adversários. Apesar da defesa mais do que sólida que não permite que o time paulista sofra derrotas há tantos jogos, a equipe não apresenta um futebol vistoso, digno de um campeão (como nos anos anteriores).

Dá para fazer uma análise pelo jogo de ontem. O São Paulo fez dois gols de bola parada. Não criou tantas chances. Mas foi competente e contou com a velha sorte de campeão. O Vasco tem um time medonho, mas correu muito e perdeu muitas chances de gols (as mais claras com Leandro Amaral e Edmundo). Rogério Ceni ainda fechou a meta em uma tarde em que a zaga não estava tão segura. Para mim, o resultado mais justo seria um empate, o que não mudaria em nada a disputa pelo título.

O Grêmio levou um baile porque tem um time fraco e era certo que não chegaria ao título. O São Paulo só não comemorará o título contra o Fluminense se não vencer a partida, e ainda assim, existe a possibilidade do Ipatinga vencer o Grêmio.

Mas a tal da mala branca é a única explicação para um Vitória que nada aspira na competição virar um jogo em que apenas cumpre tabela.

Agora fica um recadinho às corneteiras: critiquem Hugo (artilheiro dos momentos mais importantes), J. Wágner (que levou o time nas costas praticamente em todo o campeonato com suas assistências e gols) e Muricy Ramalho (que teve a cabeça exigida pela torcida, mas agora será o segundo treinador na história a ser tricampeão brasileiro em três anos).

Fruto de uma diretoria competente, que planeja o time para ser o mais regular, quesito indiscutível para um campeonato de pontos corridos, que sempre foi o forte da equipe do Morumbi.

Um comentário:

Giovanni Caprio disse...

Concordo. São Paulo campeão. Só um milagre para o Grêmio ganhar.

Esse São Paulo deu uma de mineiro esse ano...

Grande Post!