terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sem atacantes não se ganha

Luís Carlos Silveira Martins, o Cacalo, ex-presidente do Grêmio e dirigente atuante é dos que acreditam que time de futebol tem que ter centroavante. Durante sua passagem pelo tricolor ele sempre investiu nesse tipo de jogador. "Um time tem que ter quem coloque a bola pra dentre", diz ele.

É verdade que um time de futebol não se faz apenas com centroavante. Um time nem começa por esse jogador - começa por um goleiro, e bom. Porém uma equipe de futebol vencedora termina com o centroavante, o goleador. O Grêmio passou o campeonato atrás desse jogador. De todos entre Marcel, Perea, Moráles e Reinaldo o que mais chegou perto de atngir as expectativas foi Reinaldo. O problema dele foram as lesões.

Segundo atacante também foi coisa rara no estádio Olímpico. Ninguém correspondeu. Perea, Soares e André Luis foram mais apagados que lampião em baixo d'àgua.

O sintoma disso pode ser visto nas últimas rodadas. Os gols do grêmio contra Palmeiras, Coritiba e Vitória foram, ou dos meias ou de "chiripa" em desvios na zaga. Sem atacantes não tem como ser campeão brasileiro.

Foto: Natasha Lopes - Flickr

Nenhum comentário: