terça-feira, 18 de novembro de 2008

A confiança acabou













Quem diria que o forte elenco do Palmeiras, apontado por muitos (inclusive por mim) como o favorito a tudo este ano, chegaria em um final de temporada em uma decadência tão grande. Um dos melhores técnicos do país agredido pela torcida organizada, muros pichados e um time que assume a liderança e que, hoje está lutando pra não perder a vaga na Libertadores-2009. Assim 2008 vai terminando.


Luxemburgo perdeu as rédeas da equipe com o racha, polêmicas como a do goleiro Marcos (2 vezes) e principalmente, não acompanhando o grupo que foi eliminado na Argentina na Copa Sulamericana.


Ter um time rachado nas mãos, é como não o ter. Perder a confiança do grupo, como disse Muricy no domingo (Mesa Redonda – TV Gazeta), é estar fora.


O jogo contra o Flamengo veio apenas para constatar o que está na cara há semanas. O Palmeiras está sem foco, sem ânimo, sem nada. Kléber era o único lúcido. Para piorar os jogadores ainda estavam assustados com as agressões ao comandante no aeroporto. Não dá para esquecer que o Flamengo jogou muita bola mesmo, em tarde de Ibson e Kleberson, mas a equipe paulista foi fria, apática e se não abrir o olho, disputará a Copa do Brasil no ano que vem.


Confiança joga sim


Um time como o Ipantiga não chegará ao título com confiança, mas para equipes que estão na disputa, faz toda a diferença. Enquanto o São Paulo discursou que ficaria só com vaga na Libertadores, foi mal. Após a injeção de ânimo com as derrotas rivais, o time tornou-se temido e confiante, fator decisivo nas últimas partidas. Com o Palmeiras, aconteceu o contrário: a equipe vinha bem, mas com a desmotivação e a perda de confiança, a mesma equipe que vencia com reservas e titulares, hoje não vence ninguém.


A confiança é tão importante no futebol, que para o Corinthians, Mano Menezes sabe que tem que terminar o ano com vitórias e iniciar o Paulistão-2009 com outras mais, e uma vitória em clássico então, nem se fala...


Wanderley Luxemburgo entregou um título que estava de bandeja para o Palmeiras, que seria campeão após 14 anos na fila do nacional.


Nenhum comentário: